Sexta-feira, Janeiro 20, 2012

A Ilha dos Amores


GERVASIO LIMA
carta-pref. Vitorino Nemésio
notação musical de Tomás Borba

Angra do Heroismo, 1926
Tip. Insulana Editora
1.ª edição
17,5 cm x 12,5 cm
8 págs. + 288 págs.
subtítulo: A ilha cantada por Camões
encadernação muito modesta de amador, sem qualquer impressão ou rótulo
pouco aparado; conserva as capas de brochura
composto manualmente e impresso sobre papel superior avergoado
exemplar em bom estado de conservação; miolo limpo
45,00 eur

Da carta com que Nemésio evita ter que fazer um prefácio:
«[...] A ilha Terceira tem em Gervásio Lima o seu literato mais fervoroso e completo. [...]»
«[...] Nativamente poeta e cidadão duma terra onde os literatos escasseiam, V. viu-se obrigado a sobraçar várias pastas neste govêrno das letras; daí o não deixar obra que faça vulto e se defina bem. Mas não importa. O que é profundo, sério, prodigioso, é o seu apêgo a actividade tão áspera como a de escrever sôbre areia. [...]»
«[...] Mal pareceria, pois, que, sendo eu moço, e convidado por si a ornamentar um seu canteiro, começasse por lhe arrancar as flores de maior mimo e aroma. Deixo-lhe intacta, portanto, a falaz convicção de que Camões modelou aqui a ilha de Vénus. [...]»
Perante uma carta de um tal jaez, mais valera a Lima nunca a ter publicado, muito menos a fingir de prefácio. Ou, como disse um dia o verrinoso Agostinho de Macedo, a propósito de um seu adversário das letras, «O Couto. Mais lhe valia não ter nascido!!!».


pedidos para:
telemóvel: 919 746 089