Segunda-feira, Julho 16, 2012

Descripção e Roteiro da Costa Occidental de Africa desde o Cabo de Espartel até o das Agulhas




ALEXANDRE MAGNO DE CASTILHO, 1835-1871

Lisboa, 1866
Imprensa Nacional
1.ª edição
2 tomos (completo)
[23,5 cm x 15,7 cm] + [23,5 cm x 16,6 cm]
[XLVIII págs. + 362 págs. + 8 desdobráveis em extra-texto (mapas da linha de costa)] + [448 págs. + 12 desdobráveis em extra-texto (mapas da linha de costa)]
ilustrado em separado
encadernação da época inteira em tela encerada com elegante gravação a ouro na lombada e monograma de José da Silva Mendes Leal (J. S. M. L.) gravado em ambas as pastas anteriores
exemplares bem conservados; miolo limpo e fresco
valorizados pela dedicatória manuscrita do Autor ao então conselheiro José da Silva Mendes Leal
360,00 eur

Deve-se este excelente e minucioso roteiro da costa africana a um primeiro-tenente engenheiro hidrógafo, autor igualmente da Memória Sobre os Padrões dos Descobrimentos em África, e do início de uma livraria e arquivo com livros, mapas e instrumentos náuticos deste período da gesta nacional (fonte: Instituto Hidrográfico).
Mendes Leal (1823-1886) foi poeta, dramaturgo e autor de romances históricos na esteira de Alexandre Herculano. Começou a sua carreira literária aos dezasseis anos de idade e a política aos vinte e poucos anos, e tê-lo-á catapultado, mais tarde, para embaixador de Portugal em Madrid, conselheiro de Estado e bibliotecário-mor (fonte: Cândido de Figueiredo, Homens e Letras – Galeria de Poetas Contemporâneos, Lisboa, 1881).

pedidos para:
telemóvel: 919 746 089