quarta-feira, julho 04, 2012

Opúsculos



ALEXANDRE HERCULANO
org., introd. e notas de Jorge Custódio e José Manuel Garcia
capa de Pedro Saraiva

Lisboa, 1982 a 1987
Editorial Presença
1.ª edição [na presente forma; a edição original, substancialmente diversa na compilação, estendia-se por 10 tomos publicados entre 1873 e 1908]
6 volumes + 1 folheto (plano da edição) (completo)
24 cm x 17,1 cm
[440 págs. + 8 págs. em extra-texto] + [326 págs. + 8 págs. em extra-texto] + [308 págs. + 8 págs. em extra-texto] + [512 págs. + 8 págs. em extra-texto] + [288 págs. + 8 págs. em extra-texto] + [208 págs. + 8 págs. em extra-texto] + 8 págs. (folheto)
subtítulo: Edição Crítica
ilustrados
exemplares em bom estado de conservação; miolo limpo
85,00 eur

Da Introdução:
«[...] A toda a colecção de dispersos que agora se publica demos a designação genérica de Opúsculos. Necessário se torna, contudo, sublinhar o sentido que demos a esta palavra, já que não se trata pura e simplesmente da reedição dos antigos tomos dos Opúsculos da editora inicial de Herculano [Viúva Bertrand & C.ª]. Utilizámos este termo pois ele abarca de forma simultaneamente útil e integrativa a globalidade de temas abordados pela pena do autor.
Nesta edição actualizámos os textos e preparámos uma nota introdutória para cada um, com informações fundamentais para a sua compreensão epocal e inserção bibliográfica. [...]
Embora hoje em dia as exigências e as questões, políticas, históricas, literárias, etc., sejam bastante diferentes das que rodeavam Herculano e a sua actividade, aqui claramente assumida, elas constituem inegavelmente um estimulante exemplo de reflexão e posição lutadora que deve continuar a ser meditado e praticado.»

pedidos para:
telemóvel: 919 746 089