terça-feira, março 24, 2015

Nova





aa.vv.
capas de António Sena

Fundão, Inverno 1975 / 76 a Outono de 1976
dir. e ed. António Paulouro, António Sena e Herberto Helder
1.ª edição [única]
2 números (colecção completa)
23,8 cm x 19,1 cm
[176 págs. + 13 cromos colados em extra-texto] + 196 págs.
profusamente ilustrados
o n.º 2 é impresso a azul sobre papel branco
exemplares em bom estado de conservação; miolo limpo
acondicionados num luxuoso estojo artístico de confecção recente, forrado a tela com uma ágata embutida
PEÇA DE COLECÇÃO
375,00 eur (IVA e portes incluídos)

O prefácio ao primeiro volume – não assinado, mas inconfundivelmente da autoria de Herberto Helder – constitui um modelo de texto de abertura na definição de criteriosas linhas de força antológicas; pois assim, a dado passo: «[...] A justificação deste Magazine encontra-se no que o ultrapassa em simples fraternidade de poemas e desenhos. Mas essa matéria restrita era uma coisa que faltava e, apresentando-se, faz-se sinal da coisa maior que continua em falta: o encontro não ocasional, mas insistente; não parcelar, mas global; e não só diletante, mas até ao mais fundo. [...]» E como este «encontro» apela a um registo de invulgares afinidades, algo em que o segundo volume se mostra infiltrado de vulgaridades várias (basta comparar os respectivos índices), Herberto Helder descarta-se passando a pasta da direcção do magazine a António Paulouro. Embora o nome e a “anuência” do Poeta continuem por ali (no dizer de uma nota de Paulouro), ele já não está. Mas o modelo renovado de selecção inflexível, segundo Herberto Helder, vinha a caminho e iria chamar-se Edoi Lelia Doura – antologia das vozes comunicantes da poesia moderna portuguesa...
Alguns colaboradores do n.º 1: Ângelo de Sousa, António Franco Alexandre, António Tavares Manaças, Costa Pinheiro, Fiama Hasse Pais Brandão, Haroldo Campos, João Miguel Fernandes Jorge, João Pedro Grabato Dias, Joaquim Manuel Magalhães, Jorge de Sena, Júlio Pomar, Sophia de Mello Breyner Andresen, etc.
Alguns colaboradores do n.º 2: Diogo Pires Aurélio, Eduarda Chiote, Fernando J. B. Martinho, Joana Ruas, José Alberto Marques, Armando Alves, Luís Miranda Rocha, Ramiro Osório, etc., etc.

pedidos para:
telemóvel: 919 746 089