sábado, agosto 23, 2014

Historia de Portugal



A.[LEXANDRE] HERCULANO

Lisboa, 1853, 1864, 1858 e 1862
Em Casa da Viuva Bertrand e Filhos
2.ª edição (excepto tomo II: 3.ª edição)
4 tomos (completo)
21,8 cm x 14,5 cm
[XVI págs. + 520 págs.] + [IV págs. + 518 págs.] + [IV págs. + 454 págs.] + [XX págs. + 2 págs. + 488 págs.]
subtítulo: Desde o Começo da Monarchia até o Fim do Reinado de Affonso III*
encadernações homogéneas da época, em meia-inglesa com elegante gravação a ouro nas lombadas
pouco aparados
sem capas de brochura
exemplares muito bem conservados; miolo fresco, papel sonante
180,00 eur (IVA e portes incluídos)

Ainda hoje, trata-se de uma História de Portugal incontornável, quer pelo mérito da investigação, quer pela sua perspectiva política laica, quer pelo estilo literário de que Herculano se socorre para nos colocar no cerne dos eventos. Fala-nos ele, em Advertência, das dúvidas suscitadas na altura da recepção à edição original:
«[...] Vindo pela primeira vez á luz publica, o presente volume suscitou vivas polémicas sobre a critica das fontes historicas aproveitadas como legitimas ou rejeitadas como impuras no processo da narração. No meio, porém, dessas discussões ardentes e não raro apaixonadas, nunca se pôs em duvida a existencia dos variados monumentos indicados como abonadores das doutrinas do livro. [...]
A nossa historia, mais ainda do que a de outras nações da Europa, para surgir da sombra das lendas á luz clara da realidade, carece de indagações profundas, e de apreciações sinceras e desinteressadas. Será trabalho mais util, embora mais difficil, do que certas generalisações e philosophias da historia, hoje de moda, em que se generalisa o erroneo ou o incerto, e se tiram conclusões absolutas de factos que se reputam conformes entre si, e que, provavelmente, mais de uma vez os estudos sérios virão mostrar serem diversos, quando não contrarios. [...]»

* O subtítulo surge somente da terceira edição em diante.

pedidos para:
telemóvel: 919 746 089