sábado, setembro 06, 2014

O Judeu



CAMILLO CASTELLO-BRANCO

Porto, 1866
Em Casa de Viuva Moré – Editora
1.ª edição
2 tomos encadernados em 1 volume
18,5 cm x 12,9 cm
262 págs. + 276 págs.
subtítulo: Romance Historico
encadernação da época em meia-inglesa com lombada em pele gravada a ouro e papel marmoreado nas pastas, folhas-de-guarda em papel de fantasia com motivos de florália
pouco aparado
sem capas de brochura
exemplar estimado; miolo limpo, papel ocasionalmente acidulado
assinaturas de posse em ambos os frontispícios
145,00 eur (IVA e portes incluídos)

«Romance historico em dois volumes, sendo a unica romantisação, merecedora d’este nome em literatura de valor, que se fez em Portugal da santa Inquisição, da vida, costumes e... artes dos christãos novos, e da individualidade, ainda pouco definida, antes complicada por criticos a que falta o censo critico, de Antonio José da Silva, o notavel comediographo, o successor directo de Gil Vicente [...].
Com a historia de Herculano e com as chronicas do Cavalleiro d’Oliveira no seu curiosissimo Amusement Periodique [Recreação Periódica], Camillo, jogando com o seu enorme talento, produziu um estudo valioso, valendo mais, para traçar o perfil litterario, moral e politico do Judeu, a sua admiravel intuição [...].» (Sérgio de Castro, Camillo Castello Branco – Typos e Episodios da Sua Galeria, vol. I, Parceria António Maria Pereira, Lisboa, 1914)

pedidos para:
telemóvel: 919 746 089