quinta-feira, novembro 20, 2014

Tabellas Comparativas de Todas as Antigas Medidas Usadas no Districto de Coimbra com as do Systema Metrico



JOSÉ FERREIRA DA MATTA E SILVA

Coimbra, 1859
Imprensa da Universisdade
1.ª edição
20,6 cm x 13,9 cm
2 págs. + 216 págs. + 1 desdobrável em extra-texto (grande formato) + 2 págs.
subtítulo: Precedidas de Breves Noções Sobre o Mesmo Systema e seguidas d’um Mappa de Todas as Antigas Medidas de Lisboa, que são as mesmas do Imperio do Brasil, comparadas tambem com as do novo systema
exemplar estimado, alguma sujidade e restauros na capa; miolo limpo
60,00 eur (IVA e portes incluídos)

A nota de abertura do autor é suficientemente clara acerca do que vai tratar em detalhe no seu livro:
«No fim do seculo desoito o governo da França, vendo os graves inconvenientes e grandes transtornos, que ao commercio causava a infinita variedade, que havia nos pesos e medidas em uso, entendeu dever reformar tão importante ramo de serviço público, e começou a planear a tal respeito uma completa reforma.
A Assemblêa Constituinte encarregou a Academia das Sciencias de Pariz de determinar a unidade dos pesos e medidas, e esta tomou para base do novo systema o quarto do meridiano terrestre comprehendido entre o Equador e o Polo do norte.
Os celebres geometras Delambre e Mechain foram encarregados de fazer a medição. Escolheu-se o arco do meridiano comprehendido entre Dunkerque e Barcellona, e decidiu-se, que a decima millionesima parte da distancia medida se chamasse metro, e fosse a base de todo o systema de pesos e medidas.
Para facilidade dos calculos no novo systema, adoptou-se o numero 10 como unico divisor, e porisso todos se fazem com a exacta applicação das regras das operações decimaes; a respeito das quaes vamos fallar.»

pedidos para:
telemóvel: 919 746 089