quinta-feira, julho 02, 2015

O Que Diz Molero


DINIS MACHADO
capa e ilust. António Jorge Gonçalves

s.l. [Lisboa], 2007
Círculo de Leitores
1.ª edição (especial, ilustrada)
24,2 cm x 15,6 cm
180 págs.
profusamente ilustrado
ilustrações impressas sobre papel vegetal
exemplar como novo
é o n.º 2.327 de uma tiragem declarada de 3.000 exemplares a fingir que foram assinados pelo Autor (aquilo que os exemplares apresentam como assinatura manuscrita de Dinis Machado trata-se meramente da sua reprodução tipográfica)
20,00 eur (IVA e portes incluídos)

Para um escritor que, na boa linhagem de um Vernon Sullivan, criou a Mão Direita do Diabo (Dennis McShade), havia que, com mão esquerda, entrar por domínios à Orson Welles no Relatório Confidencial acerca do enigmático Sr. Arkadin. O resultado caiu como uma bomba no meio da pastosa escrita burguesa então na moda. «A velocidade do texto» – diz a badana da edição original na Livraria Bertrand –, «o seu impulso periodicamente reorganizado, a aceleração gradual e a vertigem onde, em certos trechos, se elabora, resultam da forma escolhida para comunicar: a oralidade. Estamos, pois, perante o exercício da acção insubordinada, do efeito encantatório ou da percussão demolidora de um género de palavra que possui estatuto próprio: a palavra falada.»
O jovem ilustrador António Jorge Gonçalves (e figurinista de uma das suas versões teatrais, a de 1994) encontrou, para a vertente edição, o registo certo, o tom, o ambiente por excelência.

pedidos para:
telemóvel: 919 746 089