segunda-feira, março 07, 2016

Lvsitania – Revista de Estvdos Portvgveses



Lisboa, Janeiro de 1924 a Outubro de 1927
dir. Carolina Michaëlis de Vasconcelos
10 fascículos em 9 volumes (colecção completa)
25 cm x 18 cm
[492 págs. (3 primeiros fascículos, numeração contínua) + 10 folhas em extra-texto] + [378 págs. (4.º fascículo, imprecisamente designado «Fasc. I (vol. II)», e o fascículo duplo V e VII, ou «Fascículo Camoniano», numeração contínua) + 6 folhas e 1 desdobrável em extra-textos] + [500 págs. (3 fascículos, numeração contínua) + 23 folhas em extra-texto] + [208 págs. (10.º fascículo, designado «In Memoriam de D. Carolina Michaëlis de Vasconcelos») + 14 folhas em extra-texto]
exemplares em brochura com as respectivas capas, ilustrados no corpo do texto e em separado
bom estado de conservação, miolo limpo em parte por abrir
210,00 eur (IVA e portes incluídos)

Para além da alta importância que têm, ainda hoje, artigos eruditos como, logo na abertura da revista, o da directora acerca do judeu Uriel da Costa; ou os dois volumes temáticos – o camoniano e o in memoriam da, entretanto, falecida mentora da revista –; é de chamar a atenção para a polémica aí fervilhante entre António Sérgio e António Sardinha e que se estendeu às páginas da Seara Nova e da Nação Portuguesa.
Contam-se entre os colaboradores da Lvsitania, por exemplo, Jaime Cortesão, Ricardo Jorge, Afonso Lopes Vieira, Jaime de Magalhães Lima, Reinaldo dos Santos, Joaquim de Vasconcelos, Pedro de Azevedo, Wenceslau de Morais, Manuel da Silva Gaio, J. Leite de Vasconcelos, etc.

pedidos para:
telemóvel: 919 746 089