terça-feira, abril 19, 2016

Crónica – Revista Mensal da Actualidade




Lisboa, Julho / Setembro-Outubro, 1950
dir. António Garrido Garcia
proprietário e editor: J. J. de Mena e Mendonça
colecção completa (3 números)
20 cm x 14 cm
3 x 64 págs.
exemplares em muito bom estado de conservação; miolo limpo
o terceiro volume ostenta o ex-libris de Luis de Castro Santos
extremamente raro
90,00 eur (IVA e portes incluídos)

São colaboradores nacionais Alfredo Pimenta, Manuel Anselmo, Eduardo Frias, João M. da Costa Figueira, Mário Sagres, Albertina Saguer, Ramiro Carlos Fernandes, Sérgio Lima.
Entre outros artigos de idêntico jaez, logo no primeiro fascículo Anselmo, posicionando-se do alto do dogma católico-teísta, questiona o Existencialismo filosófico ateu de Jean-Paul Sartre, e mesmo «[...] o pessimismo de um Kierkegaard, de um Schopenhauer, de um Heidegger e, por que não? de um Unamuno. [...]» Ecléctico, portanto, na escolha dos adversários... E segue esse número da revista com o elogio de um Fernando Pessoa que, «[...] ao reencontrar, para além do seu tempo, a eterna substância das coisas, e ao considerar a Política como uma obra de prudência e experiência, sabendo usar de uma e outra, conclui pela aceitação da Monarquia Absoluta como a melhor forma de governar a sociedade humana. [...]» (Eduardo Frias)
O segundo fascículo, abrindo com «António Sardinha, Cruzado e Profeta da Consciência Peninsular» (Mário Sagres), colige duas notórias e arrojadas peças ensaísticas – «A Luta da Suástica» (Enrico de Boccard) e «Nós, os Colaboracionistas» (Jean Bayle) –, só passíveis de livre publicação europeia, à data, em lugares onde o fascismo via terreno propício a poder ainda reorganizar-se.
O terceiro fascículo é ostensivamente anti-comunista. Depois de um editorial em que se dá compungida notícia do falecimento de Alfredo Pimenta (ilustra-o a reprodução de uma fotografia do homenageado, por Ruy Preto Pacheco): «[...] figura ímpar, única, do seu tempo: a lucidez da inteligência, o saber erudito, a coragem moral, [...]», etc., etc.

pedidos para:
telemóvel: 919 746 089