quarta-feira, julho 27, 2016

Monarchicos e Republicanos

HOMEM CHRISTO
capa de Octavio Sergio

Porto, 1928
Livraria Escolar Progrédior
1.ª edição
18,6 cm x 12,2 cm
412 págs.
subtítulo: Apontamentos para a Historia Contemporanea
composto manualmente
exemplar no geral muito limpo; capa com subtil restauro no pé da lombada, que apresenta sinais da presença continuada da luz
35,00 eur (IVA e portes incluídos)

Importante livro de memória política de uma época. «Abrangem o periodo decorrido desde a morte de D. Luiz até o 31 de Janeiro», diz o autor na sua Advertência. «O que se vae ler é extrahido em grande parte do Banditismo Politico, publicado em 1912, em Hespanha, volume que não chegou a circular em Portugal. [...]»
Já nesse Banditismo Politico – A Anarchia em Portugal (Madrid, Imp. de Gabriel López del Horno) expressara Homem Christo o seu descontentamento, quer pela sua realização tipográfica quer pela feitura literária propriamente dita: «[...] é um livro escripto á pressa, muito á pressa, como, de resto, tudo quanto tenho escripto na minha vida. D’isso se ha de resentir na forma, sob todos os pontos de vista, e na essencia. Comtudo, creio bem que, já como obra de pamphletario já como obra de doutrinario, alguma coisa haverá n’elle de aproveitavel.» E para colmatar tal desgosto, na vertente obra ele revê e resume.

pedidos para:
telemóvel: 919 746 089