quinta-feira, setembro 01, 2016

Poesias Joviaes e Satyricas



ANTONIO LOBO DE CARVALHO

Cádis [aliás, Lisboa], 1852
s.i. [ed. atribuída a Inocêncio Francisco da Silva]
1.ª edição [aliás, 3.ª edição]
16 cm x 11,6 cm
2 págs. + XXIV págs. + 234 págs.
subtítulo: Colligidas e pela primeira vez impressas
encadernação da época com lombada em pele gravada a ouro, folhas-de-guarda recentes em papel tipo kraft canelado
pouco aparado, sem capas de brochura
exemplar muito estimado; miolo irrepreensível
ostenta no verso da pasta anterior o selo de posse de Gilberto Moura
PEÇA DE COLECÇÃO
175,00 eur (IVA e portes incluídos)

Modernamente, só a casa editora & etc – em colecção dirigida por Aníbal Fernandes (escolha e prefácio, adiante citado) – deu nota da existência do vate nascido em Guimarães (mas por lá ainda hoje ignorado de todo) e que acabará em Lisboa, «[...] que a este Lobo de Carvalho chamará na rua, e pela boca do povo, O Lobo da Madragoa, ou então Pasquim Vivente pela alcunha que lhe colou um advogado famoso desses tempos, referindo a sua veia para a crónica versificada e a sátira pronta.
Os muitos anos da capital há-de passá-los sem ocupação definida, a correr serões e locutórios de freiras, parasita de fidalgos e de mesas a cuja roda era benvindo pela graça do talento, temido e adulado pelo susto de cair na inspiração certeira da sua lira.
Celibatário empedernido, não quis nunca poupar riscos e ridículos à situação conjugal; pouco dado a reconhecimentos, não desviou ninguém do seu alvo, nem mesmo João Xavier de Matos (outro poeta, e menor) com quem viveu de intimidade estreita e pouco tempo soube sobreviver à data da sua morte.
[...] surgiu publicado a medo numa colectânea poética de 1789, e também a medo numa outra de 1812. Em 1852 encontrou, porém, o seu editor clandestino de Cádis, para despistar Lisboa (que Teófilo Braga reconhece, porém, como Inocêncio F. da Silva), que reúne os 200 sonetos e as 10 décimas (até hoje dados como sua obra completa) num volume de Poesias Joviais e Satíricas. [...]»

pedidos para:
telemóvel: 919 746 089