terça-feira, agosto 01, 2017

O Amôr de Perdigão


ARMANDO FERREIRA
capa de Francisco Valença
ilust. Fernando Martins

Lisboa, 1938
Livraria Editora Guimarães & C.ª
1.ª edição (1.º milhar)
19,3 cm x 13 cm
200 págs.
subtítulo: Romance tragi-comico
ilustrado
exemplar em bom estado de conservação; miolo limpo
27,00 eur (IVA e portes incluídos)

Da «Dedicatoria A Sua Ex.ª o Senhor Ministro das Finanças», que o autor não nomeia, «[...] para ter sempre actualisado o seu livro, e poder servir em todas as epocas e a todas as gerações, mesmo nas edições do ano 2000»:
«[...] Camilo, ofereceu o seu romance Amôr de Perdição ao eminente Fontes; eu mesmo, quando tinha 17 anos ofereci o meu primeiro livro de versos ao Dr. Bernardino Machado; quando este homem público passava por mim, cumprimentava-me, e eu sentia-me distinguido pela minha humilde oferta; mais tarde, vim a saber que o meu homenageado tirava igualmente o chapeu a todas as outras pessoas que não lhe tinham oferecido os primeiros arroubos poéticos e que êle conhecia tanto como a mim, e então, passei a nutrir um profundo desgosto pelos políticos constitucionais.
Qual é então o porquê, desta sincera homenagem? O livro que escrevi, e que V. Ex.ª não lerá, trata um caso epidémico e crónico da nossa querida terra: o amôr. [...]
– O Amôr! Eis uma matéria colectável! [...]»

pedidos para:
telemóvel: 919 746 089