segunda-feira, maio 07, 2018

Cascais Menino




PEDRO FALCÃO
pref. Yan Rub

Cascais, 1981
Edição da Câmara Municipal de Cascais
2.ª edição (aumentada) [do vol. I]
1.ª edição [vols. II e III]
25,5 cm x 19 cm
136 págs. + 212 págs. + [272 págs. + 3 folhas em extra-texto]
subtítulos: vol. II - Personagens da Nossa Terra; vol. III, primeira parte - Personagens da Nossa Terra; vol. III, segunda parte - Algumas das Mais Importantes Casas de Cascais
profusamente ilustrados no corpo do texto e em separado
exemplares muito estimados; miolo limpo
valorizado pelo autógrafo do Autor no vol. III e pela dedicatória manuscrita do presidente da Câmara Municipal de Cascais em 1986 (Georges Alphonse Silveira Dargent) no vol. II
65,00 eur (IVA e portes incluídos)

De nome completo Simão do Santíssimo Sacramento Pedro Cotta Falcão Aranha de Sousa e Menezes, a sua ligação à aristocracia local dá-lhe, da vila de Cascais, uma consciência ora de encanto pelos seus aspectos mais populares – os lugares, as gentes –, ora de perda dos tempos idos. Livro de crónica, mas também de história regional. Apresenta-o sua esposa, Yan Rub, assim:
«[...] Aprendeu no campo a conhecer as plantas, as árvores, e todos os pássaros. Como caçador percorreu todos os arredores de Cascais e quantas vezes em dia de abertura trouxe o melhor cinto.
Como pescador conhece todas as pedras das arribas e todos os pesqueiros, sabe iscar, acenar e ver nas ondas os robalos.
Conhece os barcos pelos seus nomes e pelas suas velas e linhas. Sabe desde pequeno nadar, saltar e mergulhar. Sabe içar uma vela, navegar à vela ou a motor e marcar um rumo.
Aprendeu a pilotar, foi aviador, fez serviços de guerra, foi derrubado e viu a morte de perto. Voltou, montou a escola de Voo e Vela de que foi director.
Teve barcos, teve cavalos, escreveu livros [...]», etc., etc.
Esta nova edição – a segunda do primeiro volume e primeira dos outros dois – expande a crónica das figuras notáveis, e daqueles que trabalham para descanso desses notáveis, de um lugar e uma época, no estilo “terra-a-terra” de Pedro Falcão. Excelente acervo de pequenos detalhes quotidianos.

pedidos para:
telemóvel: 919 746 089