domingo, julho 22, 2018

Cultura Portuguesa – Revista bimestral da Secretaria de Estado e da Cultura


Lisboa, Agosto-Setembro de 1981 e Janeiro-Fevereiro de 1982
dir. Afonso Botelho e Lima de Freitas [e no segundo número também João Palma Ferreira]
desenho gráfico de Sebastião Rodrigues
colecção completa (2 números)
23,5 cm x 16,5 cm
[120 págs. + 1 folha em extra-texto] + 128 págs.
exemplares em bom estado de conservação
40,00 eur (IVA e portes incluídos)

Colaboração, entre outros, de José Marinho (que faz abertura do primeiro número), António Telmo, João Gaspar Simões, Yvette Kace Centeno, Natália Correia, Tomaz Ribas, Pinharanda Gomes, Luiz Francisco Rebello, Maria Aliette Galhoz, Vergílio Ferreira, Agostinho da Silva, Sant’Anna Dionísio, Henrique Barrilaro Ruas, José-Augusto França, etc.
Revista produzida pela Biblioteca Nacional sob a vigência de Lucas Pires, ministro de direita num governo retrógado de “limpeza” anti-comunista; ou, como lembra Eduarda Dionísio [ver Títulos, Acções, Obrigações – A Cultura em Portugal, 1974-1994, Edições Salamandra, Lisboa, 1993]:
«[...] Os anos em que houve Ministro para a Cultura foram, de facto, anos determinantes para a viragem da Cultura Portuguesa e o seu “acertar” de passo com a Europa, mas certamente não por terem Ministro. Corresponderam ao relançamento dos Descobrimentos e das glórias do passado, às candidaturas a património mundial, à chegada de dinheiros para restauros e reconstituições e, simultaneamente, ao advento do pós-modernismo. Nenhum problema de estruturas nem de acesso à cultura se resolveu. [...]»

pedidos para:
telemóvel: 919 746 089