terça-feira, dezembro 04, 2018

Um Toldo Vermelho [junto com] Galopam



JOAQUIM MANUEL MAGALHÃES
grafismo de Vera Velez

s.l., 2014
s.i. [ed. Autor]
2.ª e 1.ª edições [edições privadas]
ilustrados
exemplares como novos
tiragens declaradas de 100 exemplares cada
RARO LOTE DE COLECÇÃO E ESTUDO
600,00 eur (IVA e portes incluídos)

Trata-se de duas obras poéticas que o Autor não quis dar a conhecer através do mercado livreiro. Ambas resultado da depuração dos seus versos, num minimalismo rés ao osso frásico. Ou, como diz na nota final a Galopam: «[...] Nos mais recentes dois volumes, estabeleci um critério linguístico e apliquei-o em ambos de modo inteiramente igual. A vantagem reside em que todos os versos destes livros estão sujeitos a uma constrição fonética e morfológica absolutamente idêntica. A desvantagem talvez resulte num efeito de eco ou reiteração formal que comparece, de vez em quando, em ambos os livros. [...]»
Muitos fãs da escrita de Magalhães ficaram em estado de choque quando, em 2010, a 1.ª edição de Um Toldo Vermelho foi publicada. Ouviram-se e leram-se, então, as maiores iniquidades acerca do legítimo trabalho deste poeta, num coro passadista pela “obra perdida”, ou cuja antiga significação lhes fugia agora entre os dedos. Em 2014 (a vertente edição), somente para os escassos destinatários a quem Magalhães quis dirigir-se, esclarecia, também em nota de encerramento: «[...] Todos os volumes de poesia e suas sucessivas re-edições e alterações, desde Envelope (com António Palolo), 1974, até Um Toldo Vermelho, 1.ª ed., 2010, existem editorialmente. Sobre eles, a minha vontade, que os exclui e substitui, não conta senão como uma amostra do meu gosto pessoal em 2014. É provável que esse gosto venha a mudar com o tempo, embora isso pouco possa influir sobre o já publicado, a não ser como tema da minha relação com a minha obra. [...]»
Recentemente o poeta reuniu estes dois livros axiais, sob o título Para Comigo (Lisboa, 2018), após nova revisão, para o público consumidor em geral, mas sem as respectivas notas aqui brevemente citadas, o que lhes confere, afinal, um carácter de recado com destinatário.

pedidos para:
telemóvel: 919 746 089