sexta-feira, dezembro 12, 2014

Espadas e Rosas



JÚLIO DANTAS
capa de AS [Alberto Sousa]

Lisboa / Rio de Janeiro, 1919
Portugal-Brasil Limitada – Sociedade Editora / Companhia Editora Americana – Livraria Francisco Alves
2.ª edição (ampliada)
19,1 cm x 12,3 cm
240 págs.
exemplar muito estimado; miolo limpo, com sinais de oxidação nas duas primeiras e nas duas últimas folhas
17,00 eur (IVA e portes incluídos)

Precisamente uma visita a casa do pintor Alberto Sousa, no Alentejo, constitui motivo de apontamento literário a Dantas, num livro que é a reunião de textos avulsos acerca disto e daquilo. Assim:
«[...] Diante dos cartões de Alberto Sousa eu não me limitei a supôr o Alentejo: vi-o, senti-o, respirei-o, fulgurou-me na retina, ardeu-me na pele, experimentei, perante essas obras de arte, a mesma sugestão de insenso, de ofuscante alentejanismo que até agora só me tinham dado os Ceifeiros de Fialho e a bárbara policromia dos tapetes de Arraiolos, onde fulge e canta toda a charneca em flor. [...]»

pedidos para:
telemóvel: 919 746 089