domingo, maio 06, 2018

As Forças Armadas e as Crises Nacionais – A Abrilada de 1961


FERNANDO VALENÇA, coronel

Mem Martins, s.d. [circa 1977]
Publicações Europa-América, Lda. (Editor: Francisco Lyon de Castro)
1.ª edição
20,9 cm x 14 cm
276 págs.
exemplar como novo
carimbo de Oferta do Editor no ante-rosto
25,00 eur (IVA e portes incluídos)

Da nota editorial na contracapa:
«Estão ainda na memória de muitos os acontecimentos político-militares que, em Abril de 1961, culminaram na remodelação quase total dos ministérios e comandos militares e na demissão do general Botelho Moniz, substituído na pasta da Defesa pelo Dr. Oliveira Salazar.
A propaganda do regime conseguiu falsear os factos perante a opinião pública, apresentando a remodelação que então se verificou como exigida pela defesa da soberania portuguesa em Angola. Na realidade, essa remodelação mais não foi do que o despoletar pelo regime da ameaça mais grave que até então enfrentara e que vinha da oposição concertada dos altos responsáveis militares à presença de Salazar na chefia do Governo.
O coronel Fernando Valença, que testemunhou de muito perto os acontecimentos, traça nesta obra a história real do movimento fracassado de Abril de 1961. O conhecimento de causa manifestado pelo autor e a copiosa documentação aduzida fazem deste livro uma peça indispensável para o conhecimento da nossa história recente.»

pedidos para:
telemóvel: 919 746 089