quinta-feira, março 20, 2014

O Irmão de Luzia


NUNO DE MONTEMOR
pref. Manuel, Arcebispo de Évora

Lisboa, 1928
Tip. da «União Gráfica»
1.ª edição
19,4 cm x 14,2 cm
384 págs.
exemplar estimado, pequenos falhas na lombada; miolo limpo
27,00 eur (IVA e portes incluídos)

A nota prefacial a este livro, da autoria de D. Manuel Mendes da Conceição Santos, constitui notável exemplo de indesejada solicitação a depoimento, redigida na retórica beata recomendada pela Igreja aos seus agentes, mas de insofismável ignorância na matéria e desconforto no elogio. Abre assim:
«Ao enviarem-me da casa editora as folhas do novo livro de Nuno de Montemor, parte ainda em prova, recomendaram-me presteza nas palavras que houvesse de escrever á guisa de prefácio, porquanto urgia lançar o livro no mercado. Ora eu, atarefado como ando com variados trabalhos, não posso nesta altura percorrer com a devida atenção os diversos capitulos da obra, para dela me inteirar conscienciosamente.
Nada se perde por isso: fraco apreciador de belezas literarias, devo reconhecer em mim uma incompetencia especial quando se trata de romances, genero que não cultivei nunca e de que por conseguinte só posso falar como curioso. [...]
Não farei apreciação literária nem artistica; Nuno de Montemór tem o condão de interessar pelos seus escritos os actuais mestres da lingua, e êles a farão, se quiserem.
Por mim, gósto de estudar as obras literárias pelo lado moral, pois estou intimamente convencido de que uma obra prima de literatura, e em geral toda a produção artistica, faz muito bem ou muito mal, porque actua directamente sobre a sensibilidade, e imperceptivelmente arrasta o espírito na corrente que incarna, ou de alta inspiração virtuosa ou de baixa tendencia animalesca. [...]»
E segue dizendo que, apesar de insensível ao estilo, gosta da obra no aspecto em que a dita tenta repor a religião no lugar que ocupava antes da expulsão republicana das congregações, o que, diga-se de passagem, tem mais de político do que de moral...

pedidos para:
telemóvel: 919 746 089