terça-feira, outubro 01, 2019

Catálogo de Livros Seleccionados, n.º 3


[AQUILINO RIBEIRO, pref.]

Lisboa, 1955
O Mundo do Livro (de João Rodrigues Pires)
1.ª edição [única]
24,1 cm x 16,7 cm
16 págs. + 176 págs. + 32 págs. em extra-texto
exemplar estimado; miolo limpo
17,00 eur (IVA e portes incluídos)

Aquilino Ribeiro constitui exemplo do grande escritor – reconhecido grande escritor – que se não furta em apôr uma palavra inteligente na abertura do “vulgar” catálogo comercial de um alfarrabista. Aqui, bisando o que já fizera antes para o boletim de O Mundo do Livro, o de 1951. E em defesa do “negócio”!...:
«[...] Para o bibliófilo – esse benemérito do livro, que o defende dos terríveis inimigos: o anóbio, que fura uma prateleira de volumes de ponta a ponta como uma bala; a traça, que rói as cordas e os coiros e faz renda de Peniche do papel mais precioso; sentinela alerta contra o leitor sebento que molha o índex na boca para voltar as páginas; contra o encadernador que os apara; contra o vândalo que os abre com um dedo; contra o José dos Anzóis que os anota com lápis corriqueiro; que ainda hoje vota a todas as pragas do inferno os incendiários da Biblioteca bizantina de Alexandria e da Biblioteca árabe de Granada – para esse, nada mais que dentro da sua esfera, ir folheando e computando preços, verificando as altas e baixas, pois que são valores sensíveis de Bolsa, premunindo-se assim com a cotação do dia, ler um catálogo é o mais útil e regalado dos exercícios. A cada passo, irá experimentando um frémito de gozo: quando topa com espécies de que também possui o seu exemplar, bem valorizadas, ou subindo de estimativa.
[...] De facto há, não podia deixar de haver, uma certa voluptuosidade em roçar, cerebralmente, esses corpos sensuais, que são os livros bonitos, mesmo através da enumeração dum ficheiro.
De modo que só bárbaros, de que de resto o mundo está coalhado, desdenham de objecto tão subtil como complexo, complexo desde o tipógrafo, o solertissimus calchographus dos prelos do Renascimento, ao papel com a qualidade da pasta e marca de água, para não falar do autor, que, de resto, nem sempre é o que imprime à espécie os seus altos quilates, seja ele bem embora um dos sábios da Grécia. [...]»

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