segunda-feira, janeiro 05, 2026

Armas e Lettras

 

SOARES ROMEO JUNIOR

Lisboa, 1880
Livraria Portugueza e Franceza de Viuva Campos Junior, Editora
1.ª edição
205 mm x 131 mm
XVI págs. + 302 págs.
exemplar envelhecido mas aceitável; miolo limpo
30,00 eur (IVA e portes incluídos)

Diz-nos Inocêncio Francisco da Silva (aliás, Brito Aranha) no seu Diccionario Blibliographico Portuguez (tomo XII, Imprensa Nacional, Lisboa 1884):
«José Elias Soares Romeo Junior,
filho de José Elias Soares Romeo, de Villa Nova da Cerveira, e negociante que foi no Porto; e de D. Maria Casimira de Meirelles, natural da Foz do Douro, já fallecida. Nasceu no Porto a 29 de maio de 1839. Foi para o Rio de Janeiro na flor da mocidade, e ahi se dedicou á vida commercial. Regressando ao reino, em 1868, esteve algum tempo em Villa Nova de Cerveira; de 1873 a 1878 exerceu as funções de guarda livros do banco commercial de Braga, onde, alem de outros serviços redigiu os documentos mais importantes para a direcção d’aquelle banco; em 1878 voltou a Lisboa, e aqui se tem conservado, entregando‑se a trabalhos de escripturação commercial. Dando‑se, nas horas de descanso, a diversos estudos historicos e litterarios, tanto no Brazil, como em Portugal, tem sido collaborador, sempre na parte litteraria, de varios jornaes, e entre elles do Correio mercantil, Marmota e Messe, do Rio de Janeiro; Diario mercantil, Jornal do Porto e Commercio do Porto; Partido liberal, de Braga; Campeão das provincias, de Aveiro; Gazeta de Portugal, Gazeta do povo, Encyclopedia litteraria, Republicas, e Commercio de Portugal, de Lisboa. É socio correspondente do Retiro litterario do Rio de Janeiro para cuja fundação concorreu; e cavalleiro da ordem de Christo por decreto de 12 de abril de 1870.»
A vertente obra reúne opiniões literárias que vão da leitura de Alexandre Herculano a Camilo Castelo Branco, do padre António Vieira a Faustino Xavier de Novais, etc., mas também observações em viagem por Vila Nova de Cerveira, Esposende, o mosteiro de Tibães, Viana do Castelo, etc.

pedidos para:
pcd.frenesi@gmail.com
telemóvel: 919 746 089   [chamada para rede móvel nacional]