terça-feira, setembro 17, 2024

A Subida de Hitler ao Poder


ALFRED GROSSER
trad. Mário Cesariny

Lisboa, 1968
Editorial Estampa
1.ª edição
185 mm x 116 mm
252 págs.
subtítulo: A Imprensa e o Nascimento duma Ditadura
exemplar muito estimado; miolo irrepreensível, por abrir
35,00 eur (IVA e portes incluídos)

Alfred Grosser, judeu franco-alemão nascido em 1925, é aquilo que hoje pode definir-se como um “politólogo” (mas não daquele género que parasita as televisões actuais de todo o mundo). Este seu notável livro, e modelo de prova histórica, construído unicamente com uma colagem sequenciada de recortes de jornal datados entre 1932 e 1933, mostra como só quem não quis é que não viu o que estava a passar-se – «as reacções da imprensa diária perante a última etapa da ascensão de Hitler e perante a sua instauração no poder»: «[...] Surpreendeu-nos verificar a que ponto a simples justaposição de extractos de imprensa pode bastar à reconstituição da trama dos acontecimentos. [...] nada de essencial escapou aos jornalistas. Um observador que tivesse, em 1932 e 1933, folheado conscienciosamente a imprensa internacional, poderia ter seguido com toda a lisura o encadeamento dos factos. [...]
Evidentemente, muita coisa ficou por se saber nessa altura [...]. Mas os jornalistas pressentiram sempre o que se estava tramando, as mais das vezes encontraram o verdadeiro através do verosímil, reconstituindo o real através do rasto perceptível deixado pelo acontecimento ocluso. [...]»
Claro que Gosser está aqui a referir-se a uma Imprensa ainda não tomada de assalto pelos nazis ou pelo seu ditado, uma Imprensa, quer interna alemã quer internacional, de antes de ser posta ao serviço da contra-informação e da manipulação do gosto e do pensamento dos leitores.

pedidos para:
pcd.frenesi@gmail.com
telemóvel: 919 746 089   [chamada para rede móvel nacional]