quinta-feira, julho 27, 2023

Catulo


N. I. HERESCU

Coimbra, 1948
Coimbra Editora, Limitada
1.ª edição
23,2 cm x 15,2 cm
104 págs.
subtítulo: O Primeiro Romântico
exemplar estimado; miolo limpo
22,00 eur (IVA e portes incluídos)

Do Prefácio do autor:
«[...] O livro de um Romeno acerca de um poeta latino, publicado em Portugal conforme uma edição italiana: este percurso de um trabalho, do extremo-oriental da latinidade ao extremo-ocidental, passando pela sua área central – elo após elo como numa cadeia – não é um sinal da coerência dos latinos, apesar de tudo o que acabamos de viver? [Herescu refere-se aqui à guerra que assolara a Europa] [...]
O meu o objectivo foi apresentar Catulo – a obra e o escritor – de forma tal que faça ressaltar a unidade espiritual da sua poesia [...].»
Do veronês Caio Valério Catulo (circa 87-57 a.C.) não nos chegaram senão um breve livro de versos, Carmina, e alguma notícia da sua vida. O suficiente para retermos a imagem de um lírico hedonista e amoroso de Lésbia, cultivando o desdém pela ordem imperial: são suas as palavras «Não pretendo de maneira nenhuma, ó César, ser-te agradável, e nem quero saber se és branco ou preto».
Nicolae I. Herescu (1906-1961), poeta e linguista romeno forçado ao exílio em 1944, acaba por chegar a Lisboa, onde o seu compatriota Mircea Eliade o acolheu e à sua família.

pedidos para:
pcd.frenesi@gmail.com
telemóvel: 919 746 089   [chamada para rede móvel nacional]