sexta-feira, fevereiro 16, 2024

A Arte em Portvgal

 


aa.vv.
[MARQUES ABREU
, fotog. e grafismo
]

Porto, 1927 a 1967
Imprensa Marques Abreu, Limitada
1.ª edição (excepto o n.º 4 [2.ª ed.])
24 volumes (completo)
bilingues português – francês (excepto: trilingues português – francês – inglês os n.os 19, 23 e 24)
166 mm x 114 mm (estojos)
[58 págs. + 40 págs. em extra-texto (rep. fotog.)] + [34 págs. + 48 págs. em extra-texto (rep. fotog.)] + [32 págs. + 48 págs. em extra-texto (rep. fotog.)] + [50 págs. + 40 págs. em extra-texto (rep. fotog.)] + [30 págs. + 48 págs. em extra-texto (rep. fotog.)] + [36 págs. + 1 desdobrável em extra-texto (planta do convento de Cristo) + 52 págs. em extra-texto (rep. fotog.)] + [34 págs. + 40 págs. em extra-texto (rep. fotog.)] + [34 págs. + 48 págs. págs. em extra-texto (rep. fotog.)] + [34 págs. + 1 desdobrável em extra-texto (planta do monumento) + 40 págs. em extra-texto (rep. fotog.)] + [26 págs. + 1 desdobrável em extra-texto (planta do mosteiro) + 40 págs. em extra-texto (rep. fotog.)] + [34 págs. + 1 desdobrável em extra-texto (planta da Colegiada) + 48 págs. em extra-texto (rep. fotog.)] + [38 págs. + 1 desdobrável em extra-texto (planta geral itinerária do mosteiro) + 52 págs. em extra-texto (rep. fotog.)] + [34 págs. + 1 desdobrável em extra-texto (planta da Sé) + 40 págs. em extra-texto (rep. fotog.)] + [42 págs. + 40 págs. em extra-texto (rep. fotog.)] + [36 págs. + 1 desdobrável em extra-texto (planta da Paço) + 48 págs. em extra-texto (rep. fotog.)] + [50 págs. + 40 págs. em extra-texto (rep. fotog.)] + [46 págs. + 40 págs. em extra-texto (rep. fotog.)] + [28 págs. + 40 págs. em extra-texto (rep. fotog.)] + [48 págs. + 40 págs. em extra-texto (rep. fotog.)] + [28 págs. + 40 págs. em extra-texto (rep. fotog.)] + [24 págs + 40 págs. em extra-texto (rep. fotog.)] + [34 págs. + 40 págs. em extra-texto (rep. fotog.)] + [22 págs. + 40 págs. em extra-texto (rep. fotog.)] + [32 págs. + 40 págs. em extra-texto (rep. fotog.)]
títulos:
1 – J. Augusto Ferreira, Porto; 2 – Manuel de Aguiar Barreiros, Braga Monumental; 3 – J. Augusto Ferreira, Villa do Conde; 4 – J. Vieira Natividade, O Mosteiro de Alcobaça; 5 – A. Gonçalves, Coimbra; 6 – Francisco Augusto Garcez Teixeira, Tomar; 7 – L. de Figueiredo da Guerra (fotog. Augusto Soucasaux), Viana e Caminha; 8 – Celestino David, Évora; 9 – Júlio Ivo, O Monumento de Mafra; 10 – Reynaldo dos Santos (fotog. Augusto Soucasaux), Mosteiro de Belém (Jerónimos); 11 – Alfredo Guimarães, Guimarães Monumental; 12 – Pedro Vitorino, Mosteiro da Batalha; 13 – Manuel Ribeiro, A Sé de Lisboa; 14 – Zeferino Sarmento, Santarém; 15 – José Pessanha, Sintra; 16 – Alberto Souto (fotog. Marques Abreu Júnior), Aveiro; 17 – Luís Cardim, Vila Viçosa; 18 – João Couto, O Museu Nacional de Arte Antiga, de Lisboa; 19 – Fernando Russell Cortez, Viseu; 20 – Manuel Rodrigues Simões Júnior (fotog. Marques Abreu Júnior), Mosteiro de Arouca; 21 – João Couto (fotog. Marques Abreu Júnior), Monsaraz; 22 – Eugénio de Andrea da Cunha e Freitas, Os Cinco Castelos da Fundação da Casa de Bragança; 23 – Manuel de Figueiredo, O Museu Nacional de Soares dos Reis; 24 – Arthur de Sandão, Museu Municipal de Viana do Castelo
profusamente ilustrados, destacam-se na história da edição de fotografia devido à sua alta qualidade de impressão tipográfica
todas as capas são impressas a duas cores directas sobre papel vegetal
brochuras acondicionadas em três estojos revestidos a tela com rótulos gravados a ouro nas lombadas
exemplares muito estimados; miolo limpo
o vol. 4 tem no ante-rosto o esboço a lápis de duas quadras
LOTE VALORIZADO PELA DEDICATÓRIA MANUSCRITA DO AUTOR (JOÃO COUTO) NO VOL. 18, E DO PRESIDENTE DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO DA CASA DE BRAGANÇA NO VOL. 22
450,00 eur (IVA e portes incluídos)

Acompanhando a tendência internacional da época, de valorização das viagens como forma de turismo, e, portanto, respondendo à necessidade crescente de editar monografias locais destinadas a um público visitante das regiões e seus monumentos, são volumes breves, em formato de bolso, de divulgação artística e arqueológica, ambicionando uma comunicação mais imediata e menos profunda do que os seus contemporâneos Guias de Portugal, criados por Raul Proença e Sant’ Anna Dionísio no catálogo editorial da Biblioteca Nacional de Lisboa.

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