NITA CLÍMACO
capa de Correia de Pinho
Alfragide, 1969
Galeria Panorama
2.ª edição («edição destinada ao Brasil», «revista pela autora»)
199 mm x 139 mm
178 págs.
exemplar em bom estado de conservação; miolo irrepreensível
22,00 eur (IVA e portes incluídos)
Nota editorial na contracapa da edição original:
«Nita Clímaco é conhecida pelos seus muitos artigos espalhados periòdicamente pela imprensa portuguesa, artigos enviados de Paris na sua qualidade de correspondente de jornais e revistas portuguesas. “Falsos Preconceitos” é o seu primeiro romance, um romance que confunde as fronteiras existentes entre a reportagem e a novelização. Como não podia deixar de ser, Nita Clímaco escolheu Paris como cenário deste seu livro, movendo as suas personagens no mais famoso dos bairros da capital francesa: em St. Germain-des-Prés.
Esta situação do conflito também não nasceu do acaso. Ao chegar a Paris, onde já festejou o seu vigésimo primeiro aniversário, Nita Clímaco instalou-se no bairro existencialista, bairro que habitou durante nove anos, escrevendo as suas primeiras impressões de Paris em cadernos gatafunhados à tarde na sombra poética das árvores seculares do Jardim do Luxemburgo.
Outras tardes passou-as Nita Clímaco no ‘seu bairro’ sentada nas esplanadas dos cafés mais em voga como o ‘Mabillon’, o ‘Deux Magots’, o ‘Flore’. Assim, a pouco e pouco, conseguiu descobrir e, mais ainda, compreender (compreender nem sempre é sinónimo de assentimento…) o comportamento de uma juventude marcada pelos anos da guerra e pelas doutrinas discutidas do existencialismo e, mais tarde, da nova vaga.
Elsa Maxwel, a célebre ‘comadre’ desaparecida ainda em 1963, que convidava frequentemente Nita Clímaco para os seus ‘cocktails’ e jantares, e Carmen Tessier, influenciaram extraordinàriamente a autora de “Falsos Preconceitos”, quer no estilo mordaz e inconfidente, quer nos processos jornalísticos utilizados. À força de correr para os estúdios, de passar aí horas seguidas, buscando uma indiscrição, uma entrevista, Nita Clímaco ganhou uma maneira de ver cinematográfica. E este contacto permanente com o cinema não deixou, também, de influenciar o seu estilo literário. Este seu livro “Falsos Preconceitos” é a prova flagrante da influência exercida em Nita Clímaco pelo Cinema, influência de que resultou a utilização literária duma linguagem cinematográfica posta ao serviço dum romance que vem trazer ao público português uma nota inédita de compreensão de Paris, de St. Germain-des-Prés e… da sua ‘fauna’…»
pedidos para:
pcd.frenesi@gmail.com
telemóvel: 919 746 089 [chamada para rede móvel nacional]