quarta-feira, fevereiro 26, 2025

Estatutos do Gremio Popular

 

Lisboa, 1888
Imprensa Minerva
1.ª edição
196 mm x 133 mm
24 págs.
brochura acondicionada numa modesta pasta de cartolina
exemplar envelhecido mas coleccionável; miolo limpo, parcialmente por abrir
VALORIZADO PELA AUTENTICAÇÃO MANUSCRITA DE PERTENÇA DA SÓCIA MARIA DA LUZ COELHO POR JOAQUIM TRIGUEIROS ENTÃO PRESIDENTE DO GRÉMIO
27,00 eur (IVA e portes incluídos)

O voluminho é, na realidade, uma revisão e actualização de anteriores estatutos, e inclui o parecer do Governador Civil, que era, na altura, Joaquim Peito de Carvalho.
O Grémio Popular de Lisboa, instituição escolar primária fundada em 1857 por personalidades ligadas à maçonaria, tinha como finalidade promover a instrução entre o operariado e a generalidade das classes populares, tendo prestado serviços no ensino da gramática portuguesa, línguas estrangeiras, aritmética, geografia e música. O seu primeiro impulsionador foi o tipógrafo José Maria da Silva e Albuquerque, ficando assim o exemplo de como, nesta época, estar de costas viradas para o Estado foi a única solução para algum desenvolvimento saudável de a quem estava destinado apenas foçar no trabalho e obedecer.
(Fonte: José Silvestre Ribeiro, Excerpto da Historia dos Estabelecimentos Scientificos, Litterarios e Artisticos, Lisboa, 1893)

pedidos para:
pcd.frenesi@gmail.com
telemóvel: 919 746 089   [chamada para rede móvel nacional]