ANDRÉ BRETON
pref. do editor Robert Tenger
Paris / Nova Iorque, 1945
Brentano’s, Inc.
1.ª edição [do vertente conjunto; «Achevé d’imprimer le deux
avril mil neuf cent quarante cinq
sur les presses de l’Imprimerie Albert Martin, Inc., New York»]
260 mm x 180 mm
208 págs. + 76 págs.
texto em francês
texto em francês
subtítulo: Suivi de Genèse et Perspective
Artistiques du Surréalisme et de Fragments
Inédits
profusamente ilustrado a preto e a cor
encadernação editorial em tela impressa a prata, com cromo
colado na pasta anterior
exemplar como novo
225,00 eur (IVA e portes incluídos)
A II Guerra Mundial levou inúmeros intelectuais e artistas a
abandonar a Europa rumo ao novo
continente, numa sangria do espírito e da imaginação. Entre os resultados
de uma acção revolucionária ininterrupta, apesar da dispersão dos grupos, veio
a beneficiar um público nova-iorquino até aí meio atordoado com o decorativismo
de Norman Rockwell. O surrealismo de André Breton – e mesmo o dadaísmo cínico
de Marcel Duchamp – deixaram rasto (a pop art, por exemplo, não passa de um
neo-dadaismo tornado industrial, de linha-de-montagem). É neste contexto, por
assim dizer de “emigração”, que surgem nos Estados Unidos várias publicações,
artigos, filmes, conferências, mostras, etc., das correntes poéticas e outras,
protagonizadas pelos seus pioneiros e mentores da primeira hora. O vertente
livro encaixa-se nesse perfil.